Início Papo Sério Nenem da Semana Comida de Nenem Look Nenem Sobre Mim
0

Teatro de sombras


Essa é uma técnica milenar, de origem chinesa, mas que até hoje encanta as crianças.
É muito fácil de fazer. O mais complicado é ter as figuras, as personagens para contar a história, levando-se em conta que nem todo mundo tem habilidade manual para recortar monstros, fadas, bichos no papel. Encontrei um site que vende essas figuras. Lá, dá também para tirar o molde e (quem sabe?) tentar fazer em casa. É muito legal! Cada um custa U$ 15.

Para fazer o Teatro de Sombras não precisa de muita coisa. A tela pode ser um grande lençol branco esticado no meio da sala, amarrado com barbantes nas duas pontas. Apague a luz e acenda várias lanternas ou velas, dependendo do tamanho do ambiente. Só essa preparação, já desperta o ineteresse e a curiosidade da criança! Algumas podem assustar-se ou chorar; é importante que perceber e respeitar a emoção dos pequenos. Com tudo pronto, é hora de "atuar" nesse cenário mágico, aproximando e afastando o foco das lanternas do lençol. Faça sons, cante ou convide as crianças a ajudar na “sonoplastia”. Esse primeiro momento é de aproximação e exploração!

O teatro de sombras tradicional utiliza figuras recortadas minuciosamente em papel cartão preto, representando personagens. Você pode fazer o mesmo e ter uma coleção de figuras mais estruturadas para contar histórias conhecidas para as crianças. Se não tiver, dá para criar histórias utilizando objetos vazados, como um escorredor de pratos, um ralador de queijo ou uma caixa de ovos furada que produzem formas misteriosas ou sugestivas à luz da lanterna. Se a fonte de luz está fixa num único lugar, afastar e aproximar os objetos gera efeitos incríveis, principalmente se eles estiverem embrulhados em papel celofane. O mesmo acontece com objetos transparentes, como uma garrafa pet cheia de água colorida com anilina, ou mesmo uma bacia de água, que, quando iluminada, produz uma sombra cheia de movimento, que se modifica quando mexemos na água.
Bom, agora é com vocês! Mãos a obra e boa diversão!
http://www.monkeytailandwellington.com.au
Bjocas



0 comentários:

Postar um comentário

O que você achou desse post?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...