Início Papo Sério Nenem da Semana Comida de Nenem Look Nenem Sobre Mim
1

Um conto de fadas africano


Aos 13 anos, Dandara descobre tesouros e lendas africanas mergulhando nas memórias da cultura de seus antepassados. Ao receber a visita da bisavó quilombola, que se muda do interior de Alagoas para viver uns tempos com a família em Maceió, Dandara conhece fascinantes segredos adormecidos na arca da bisa, um baú de madeira que guarda histórias de gerações. Remexendo a arca da bisavó, a adolescente se surpreende com relíquias e tesouros africanos que contam a trajetória daqueles que ajudaram a povoar o Brasil.

É com esse contexto que as escritoras Cláudia Lins e Elis Lopes, conseguem despertar a curiosidade para, no mínimo, folhear o livro O Diário de Dandara, que também revela lendas surpreendentes como a história do Baobá da Ponta Verde, árvore sagrada que simboliza a religiosidade africana e está plantada no coração da cidade de Maceió, há mais de duas décadas.

“Queríamos contar para as meninas e meninos desse Brasil histórias de rainhas e princesas e de toda uma realeza que foi trazida do continente africano para que eles soubessem que também descendem dessa realeza”, explicam Claudia e Elis.

Muito além de ser um conto de fadas africano, O Diário de Dandara é um mergulho na beleza e na diversidade cultural africana, traduzida com muita criatividade e colorido expressivo pelo ilustrador Pedro Lucena. As imagens do livro formam um mosaico que traduz as riquezas africanas tão presentes em nossa cultura popular brasileira

O livro O Diário de Dandara é o relato ficcional de uma adolescente alagoana que se descobre diante das memórias de seus antepassados das realezas Banto e Iorubá, povos trazidos da África para viver a escravidão no Brasil. O mais legal, é que teve a participação de 20 adolescentes em situação de risco, moradoras do conjunto Selma Bandeira.

Legal, né? O lançamento será no próximo dia 16, aqui em Maceió, na Esmal. Quem se interessar pelo livro, manda mensagem no campo comentários, deste post, que eu repasso o contato delas.
Bjocas!

1 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria muito de obter um enzenplar do livro O Diário de Dandara.

Como faço para adiquirir um morando em Vitória da Conquista-Ba?

Att,

Valmira X. Scramento.

valmiraxavier@hotmail.com

Postar um comentário

O que você achou desse post?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...