Início Papo Sério Nenem da Semana Comida de Nenem Look Nenem Sobre Mim
3

A casa dos sonhos para pais e filhos

Quem nunca sonhou em ter uma casa na árvore é porque não teve infância. Eu pelo menos, sempre quis ter um cantinho para minha bagunça, para brincar de casinha, para soltar a imaginação. A revista Casa e Jardim publicou hoje uma matéria que faz qualquer adulto ou criança sonhar em ter uma casa na árvore. Ela é simplesmente perfeita!! Vou reproduzir o texto da matéria. No final, eles ainda ensinam como contruir uma!!


Amor à primeira casinha


O mágico, o brigadeiro e a piscina de bolinhas passaram em branco. De tudo o que rolou na festa de aniversário do colega, o pequeno Dudu, de 7 anos, encantou-se foi com a casa na árvore. “Ele voltou deslumbrado”, diz Regina, a mãe corujíssima. Não demorou muito: no jardim da residência no Morumbi, onde a cama elástica, a tirolesa e o cesto de basquete reinavam absolutos, finalmente chegou a vez da amoreira. Debaixo de seus galhos, montou-se a Casinha do Dudu. A missão de botar o projeto de pé foi passada ao engenheiro Lao Napolitano, da Lao Design e Engenharia. “Não foi possível construir a casinha nos galhos das amoreiras, pois a árvore ainda era muito jovem e não suportaria o peso”, explica. Optou-se, portanto, por erguê-la sobre vigas de madeira, a 2 m do chão. O desnível do terreno foi contornado com a ponte de acesso, formada por tocos, que leva à entrada. Há ainda dois outros jeitos de chegar lá: o escorregador e o tubo de bombeiro, ambos à prova de adultos. Para o piso, tábuas de cumaru. Na cobertura externa, telhas de eucalipto de reflorestamento. Tudo devidamente envernizado contra a ação do sol e da chuva. Quanto aos bichos, os únicos permitidos são as cadelas Julie e Pitty, fiéis escudeiras de Dudu: placas de compensado vedam as paredes contra insetos. Estes sim dão com o nariz na porta.



No fundo, lá no fundo da memória, há um espaçoso galpão cheio de brinquedos onde era permitido deitar, rolar e espalhar as bonecas. Hoje, com 59 anos e avó de seis crianças, a proprietária deste casarão na Chácara Flora, zona sul da capital paulista, lembra-se com gosto da sua infância. Ela, que tempos atrás curtiu um espaço só seu para brincar, quis dar o mesmo aos netos – privilégio que nem mesmo seus filhos tiveram. Sob a batuta do designer Ricardo Brunelli, da Casa na Árvore, o sonho tomou corpo. A 3 m do chão e em meio à centenária vegetação nativa, a construção ocupa vastos 15 m², com duas portas, cinco janelas e iluminação elétrica. Toda a estrutura, assim como o piso, é feita de mourões de eucalipto em autoclave (tratamento que impede a ação de fungos e insetos). Nas paredes, peroba-rosa de demolição. Lá de cima, veem-se o gramado e a piscina. Enquanto os adultos falam de coisas chatas lá embaixo, a criançada se diverte no lugar mais legal do mundo: tem tapete colorido no chão, lousa para desenhar e fantasia para vestir. Se alguém quiser fazer uma visita, basta encarar a parede de escalada, a rede vertical ou a escada que parte do jardim.


 O portão se abre e você passa por um bonito caminho de pedriscos em direção à garagem. À sua esquerda, há uma piscina, um gramado por onde corre o cachorro e... opa, é uma casinha na árvore ali escondida? Localizada no jardim de uma residência no alto da Boa Vista, em são Paulo, a casa de madeira fica encoberta por uma maciça folhagem de palmeiras. É o paraíso de seu proprietário, um garoto de 11 anos. Segundo o designer arnold Winnubst, autor do projeto, a intenção foi imitar uma cabana rústica, como se ela estivesse em meio à floresta. a construção partiu das vigas metálicas a 1,80 m do chão. Sobre elas, vieram as pranchas de cumaru – que formam o piso – e paredes de compensado naval pintadas de amarelo por dentro e por fora. Para aproveitar a sombra, um orquidário foi adaptado no vão entre o piso da casinha e o jardim. Além de enfeitar, ele serve para esconder a singela escadinha de acesso – mas nada que tenha atrapalhado as aventuras do dono. Vira e mexe ele convoca a galera para lanches e brincadeiras na selva. Ou melhor, na sua casinha amarela.



Quer construir uma?

Material as madeiras mais indicadas para se fazer uma casa na árvore são a peroba e o pinho, ambas resistentes aos efeitos do clima. mais em conta, o eucalipto e o cumaru podem diminuir em 40% o valor do orçamento, segundo o designer Arnold Winnubst.

Quanto custa além da metragem, o preço de uma casa na árvore passa por dois fatores: a altura e a situação do terreno – correção de desníveis e dificuldade de transporte do material são os problemas mais comuns. Na Casa da Árvore, uma construção simples, com estrutura de cambará, sem energia elétrica, sai a partir de R$ 20 mil.

Quem faz? Empresas como a Casa na Árvore e a Lao Design e Engenharia são especializadas em projeto e execução de casa na árvore. Projetos menos elaborados podem ficar a cargo de um bom marceneiro.






3 comentários:

Rica de Marré disse...

Heli, meu sonho sempre foi ter uma casa de arvore rsrsrs... Minha mãe vivia me prometendo, mas nunca tive! Adorei o post. Beijos, Gabi

www.ricademarre.com.br

Anônimo disse...

Ai, que saudade da minha infância!
Juliana Leme
Bahia

Unknown disse...

Bom dia eu gostaria de saber quanto custa uma casinha na árvore eu amei zap 952242659

Postar um comentário

O que você achou desse post?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...