0

Portugal é lar favorito das cegonhas


Os portugueses dizem as aves são bem-vindas, por isso sempre voltam para montar o ninho e cuidar dos filhotes.


Na Europa, as cegonhas fazem parte do dia-a-dia das pessoas. Ninguém nunca conseguiu ver nenhuma carregando um bebê pelo bico, mas nem por isso as cegonhas deixam de ser amadas e protegidas.
Abril é o mês da cegonha. Isso porque, além de entregar os bebês dos outros, ela choca os ovos e espera a chegada dos próprios filhinhos. Ou melhor, é o mês em que a cegonha espera a visita da cegonha.
A ave branca de asas negras e pouco mais de um metro de altura se transformou no símbolo da maternidade por várias razões. Primeiro porque é um animal monogâmico, ou seja, a dona cegonha e o seu "cegonho" são 100% fiéis um ao outro. Também porque as cegonhas aparecem mais na primavera, trazendo a notícia do despertar da natureza.
Para completar, é uma ave simpática, amiga do homem. Construía seu ninho nas árvores, mas hoje em dia aproveita as estruturas erguidas pelos seres humanos.
Em Portugal, no ano 2000, metade do país sofreu um apagão porque uma cegonha construiu um ninho no lugar errado, mas ninguém ficou magoado.
Os portugueses protegem tanto as cegonhas, que muitas já deixaram de migrar no inverno e residem o tempo todo no país. Duas delas são estrelas na internet. Câmeras mostram o tempo todo a vida no ninho da Renata e do Zacarias.
As cegonhas mais populares do país vivem no alto de uma chaminé. A cidade de Santa Marta de Portuzelo honra o nome da padroeira do acolhimento e protege esses novos vizinhos contra todas as ameaças.
A chaminé onde as cegonhas moram está desativada há mais de 30 anos, mas um dia o dono da fábrica religou as caldeiras e soltou fumaça só para espantar os bichinhos. O caso foi parar na polícia e as cegonhas ficaram, com o apoio de todos os moradores.
O dono de um bar até empresta binóculos para os clientes que querem acompanhar as cegonhas. Pelo cuidado com que tratam o ninho, o casal foi apelidado de arquiteta e engenheiro.
As cegonhas são ótimas vizinhas porque não fazem muito barulho. No máximo, batem o bico para chamar a atenção.
Fonte: G1


0 comentários:

Postar um comentário

O que você achou desse post?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...