Início Papo Sério Nenem da Semana Comida de Nenem Look Nenem Sobre Mim
0

Atenção Mamys!!! Vamos vacinar nossos pequenos


O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, lançam, nesta quarta-feira (13), a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite que terá inicio no próximo sábado, dia 16, e prossegue até 6 de julho, em todo o Brasil.
O objetivo é imunizar 14 milhões de crianças em 115 mil postos distribuídos pelo país. Todos os menores de 5 anos deverão receber as duas gotinhas como reforço, mesmo que tenham sido vacinados anteriormente. Em caso de doença ou sintomas como febre alta, a orientação é que os pais comuniquem aos profissionais de saúde antes da aplicação.
Por fim, o Ministério reforça que, apesar de a poliomielite estar erradicada no país, a imunização é crucial para prevenir a reintrodução do vírus por viajantes de locais por onde o vírus ainda circula.

Em Alagoas, a meta traçada pelo Ministério da Saúde é de sejam vacinadas 95% das 276.467 crianças menores de cinco anos de idade, em todo estado. A vacinação é feita também rotineiramente com o objetivo de reforçar o bloqueio contra a doença, erradicada no Brasil desde 1990.

A imunização é trivalente e contém uma suspensão dos vírus da poliomielite dos tipos I, II e III. Pelas estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), a cada ano a ferramenta previne 550 mil novos casos em todo o mundo. Além da iniciativa anual, a vacinação é feita também rotineiramente, tendo como objetivo reforçar o bloqueio contra a doença.

Segundo a OMS, a circulação ainda ocorre em cerca de sete nações: Índia, Nigéria, Paquistão, Egito, Niger, Afeganistão e Somália. Além dessas áreas, Angola, Bangladesh, República Democrática do Congo, Etiópia, Nepal e Sudão também são consideradas regiões com alto risco de reintrodução do mal. Antes do desenvolvimento da vacina, na década de 50, a poliomielite matava ou deixava com deficiência física centenas de milhares de pessoas todos os anos.

A campanha, que vai até o dia 6 de julho, será realizada nos 102 municípios alagoanos, inclusive em lugares de difícil acesso, e irá contar com uma equipe de 3.400 profissionais e 670 veículos. Para atingir o público-alvo, a gerente do Programa Nacional de Imunização em Alagoas, Denise Castro, que será a nossa entrevistada, explica que algumas estratégias foram montadas. 'Para a campanha contra a poliomielite, temos o apoio logístico de instituições governamentais, parcerias com demais empresas, aumento dos pontos fixos e volantes e divulgação na mídia e mobilização comunitária', pontua.

0 comentários:

Postar um comentário

O que você achou desse post?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...