Início Papo Sério Nenem da Semana Comida de Nenem Look Nenem Sobre Mim
2

Mudando a alimentação


Parece que foi ontem...
A boca sugava com força o peito num esforço sem tamanho. Seis meses se passaram e os primeiros dentinhos já apareceram. Agora, além do leite materno, a criança já precisa de um complemento na alimentação. Fase difícil essa, viu? Qual o momento certo para dar papinhas, sucos, água, chazinhos? Será que ele vai estranhar? O organismo vai reagir? Quais os alimentos que estão liberados pelos médicos? Bom, com tants dúvidas assim, vamos por partes.

Aos 6 meses já é hora de apresentar aos bebês um novo cardápio onde podem ser incluídos os alimentos sólidos. É preciso ter cuidado para que o bebê não se engasgue, por isso, todo alimento deve ser amassado ou triturado. Uma boa dica para que o bebê vá se acostumando é começar pelas frutas como, por exemplo, maçã raspadinha ou banana amassada.

As papinhas são o tipo de refeição mais indicado. Numa ida ao supermercado você encontrará de vários sabores e marcas. Mas vale ressaltar que são industrializadas e, por isso, cheias de conservantes. Nada substitui a papinha de legumes feita em casa desde que lavados e bem cozidos. É muito importante ter cuidado com o sal e o açúcar. Quanto menos, melhor. Assim, o bebê pode ir conhecendo o sabor de cada alimentos sem alterações. Outro ponto importante é que a mãe deve tentar controlar os horários das refeições

Nessa transição do líquido para o sólido o organismo do bebê pode reagir. Tem sido assim com meu João Gabriel que está apresentando um quadro leve de prisão de ventre. Chega a chorar sempre que faz cocô. Além da prisão de ventre, a criança pode apresentar dores abdominais ou diarréias. Nesses casos, sempre é aconselhável procurar o médico.

Estou oferecendo comidas leves por causa do "calorão" que tem feito. Suco de frutas sem açúcar ele adora e eu abuso, principalmente de laranja por causa da prisão de ventre. No almoço ele tem devorado uma papinha de legumes passada no liquidificador. No resto dia muita água e, claro, várias mamadas porque ainda não dá para esquecer o leite materno.

Bom, por enquanto é isso. Vou ficar devendo um post com receitas e dicas de alimentos. Mas isso será feito por uma nutricionista.

Até a próxima!

2 comentários:

la disse...

Muito massa seu blog.. parabéns!!!! é empolgante vê o quanto vc se empenha..

Maerla disse...

Adorei seu blog. Seria ótimo se você colocasse um post dando mais dicas de papinhas salgadas para bebês assim, que estão começando a comer outras coisas. Eu mesma estou perdida em relação ao que fazer para meu filho, rs. Vou acompanhar o blog sempre a partir de agora. Parabéns!

Postar um comentário

O que você achou desse post?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...