Início Papo Sério Nenem da Semana Comida de Nenem Look Nenem Sobre Mim
0

Você sabia que crianças de 6 meses também precisam ser vacinadas?


Isso mesmo, gente! Tomei um susto quando vi que meu bebê também está entre os grupos de risco da doença e que precisa ser vacinado. Por isso, segunda-feira estarei lá, atendendo ao chamado do Ministério da Saúde que deu início, na semana passada, a maior campanha de vacinação em massa já feita no Brasil. A gripe causada pelo vírus H1N1 tem assustado as autoridades de saúde o que levou o Governo Federal a imunizar quase metade da população brasileira. Isso mesmo! Quase 96 milhões de brasileiros devem ser vacinados.

Mas não precisa correr! Para não criar tumulto nos postos de saúde (que aliás, já funcionam de forma precária), foi organizado um calendário que começou a ser cumprido no dia 08 desse mês. Os primeiros a serem vacinados foram os profissionais da saúde: pessoas que trabalham em hospitais, médicos, enfermeiros, etc. Depois vieram os índios. E a partir desta segunda-feira, dia 22, serão vacinados mulheres grávidas, crianças entre 6 meses e 2 anos. Os adultos saudáveis serão os últimos a receberem a vacina. Ficam de fora as pessoas entre 2 e 19 anos, já que não há incidência da doença nessa faixa etária.

O Ministério da Saúde garante que não há motivo para pânico, mas a vacinação pode evitar uma pandemia da doença, já que o inverno se aproxima. Os números mostram a preocupação do Governo Federal. Pelo que foi divulgado e pesquisei no site do Ministério, no Brasil, no período de abril a dezembro de 2009, foram registrados 9.679 casos graves da doença com 1.705 mortes comprovadas.

Essa semana fiz contato com a Secretaria de Saúde do estado para fechar uma pauta. Os números oficiais da doença em Alagoas apontam 12 casos notificados da doença, 3 confirmados, 1 morte e 9 sob investigação. Os números são de janeiro até o dia 15 de março.

Bebês
Bom, mas voltando aos nossos bebês. Não tem jeito, eles precisam mesmo tomar a vacina. Mas atenção! A vacina é para bebês a partir dos 6 meses de idade! Antes disso, é bom consultar o médico. Não tem como negar que criança tanto transmite quanto “pega” uma gripe com maior freqüência. O contato com as pessoas é direto, a criança ta sempre no colo, de braço em braço, enfim.

Conversei com a pediatra do meu bebê. Ela disse que ele pode sim ser vacinado, sem medo. Como a vacina não faz parte do calendário de vacinação do Ministério da Saúde, é bom aproveitar porque é de graça. Mas tem clínicas particulares que dispõem da dose, só não sei se aqui em Maceió já encontramos em alguma delas. Vi na internet que custa em média R$ 50 (dose única) e R$ 40 (cada dose).

Veja o calendário do Governo Federal. Qualquer dúvida sobre a doença, o site do Ministério da Saúde tem tudo bem explicadinho. O endereço é http://www.vacinacaoinfluenza.com.br

Bjocas a todos!

0 comentários:

Postar um comentário

O que você achou desse post?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...