0

Pular a soneca durante o dia pode deixar o bebê mais ansioso

É o que sugere um estudo norte-americano. Veja por que descansar 
durante o dia é tão importante para o desenvolvimento do seu filho

Atrasou um passeio porque o bebê teve de dormir? Pois saiba que a importância da soneca do dia vai além do bom humor do seu filho. Em um novo estudo realizado na Universidade de Colorado, EUA, os cientistas descobriram que aqueles que não cochilam podem apresentar distúrbios de comportamento. Pesquisadores observaram crianças entre 30 e 36 meses e chegaram a uma conclusão: as que não tiraram a soneca demonstraram maioransiedade, menor nível de interesse e reduzida habilidade para resolver os problemas. 

Os cientistas filmaram as expressões emocionais das crianças enquanto elas tentavam montar quebra-cabeças com e sem solução. O experimento foi realizado em dois dias diferentes: no primeiro, os bebês não haviam dormido durante o dia. Resultado: quando conseguiram resolver o desafio, as reações positivas foram 34% menores em relação aos bebês do segundo dia, que haviam tirado a soneca. Já quando tentavam montar o quebra-cabeça sem solução, as reações negativas cresciam 31% . Os pesquisadores também observaram que os pequenos que descansaram conseguiram mostrar que estavam sentindo dificuldades para resolver o desafio. “Após a soneca, os bebês tornam-se capazes de pedir ajuda de outros, o que é positivo”, afirma Monique LeBourgeois, especialista em sono infantil e coordenadora da pesquisa. “Uma reação que indica engajamento no mundo.” 

Um cochilinho durante o dia é fundamental até os 3 anos: revitaliza, relaxa e aumenta a disposição. Nessa fase, o cansaço é maior e a capacidade de verbalizar ainda não foi desenvolvida por completo. À noite, o sono deve durar entre 8 e 10 horas. Em geral, elas ocorrem em dois momentos: uma pela manhã, entre 10h30 e 11h. “Dessa forma, o bebê estará mais relaxado para almoçar e o terá mais apetite”, explica Rosângela Garbers, pediatra e neonatologista do Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba (PR). O ideal é que a segunda soneca, à tarde, inicie-se entre 14h e 14h30. Ambas devem durar de 30 a 60 minutos. 

Se depois de uma hora a criança não acordar, abra as cortinas aos poucos e coloque uma música calma, para que o despertar seja agradável. Jamais permita que a soneca dure a tarde inteira, por exemplo, para que o sono noturno não seja prejudicado. E à medida que o bebê for crescendo, pode ser que ele sinta necessidade de tirar só um cochilo por dia. "A soneca é saudável sempre", explica o pediatra Marcelo Reibscheid, do Hospital e Maternidade São Luiz (SP). "Porém, crianças maiores de 18 meses quase não precisam mais delas, pois ficam mais ativas." 


Rotina
Mas como fica a soneca das crianças que vão para a escola? Verifique se a instituição oferece tempo e espaço para o repouso dos pequenos. "É preciso, sim, ter um local arejado e tranquilo para os bebês dormirem", diz Reibscheid. Pois, quando não cochilam à tarde, as crianças costumam pegar no sono no carro, no caminho de volta para casa. "Como já estará perto da hora de dormir, o sono noturno será prejudicado”, completa a pediatra Rosângela.

O organismo da criança deve se habituar a relaxar sempre nos mesmos horários. O bebê se sentirá mais seguro quando estiver próximo a alguém que conheça. Por estarem trabalhando, é comum que os pais não possam sempre estar presentes na hora do soninho da tarde. Por isso, combine os horários da soneca com a babá ou com quem for cuidar da criança. E não esqueça: a rotina do sono também tem de ser levada em conta aos finais de semana.

Fonte: Revista Crescer

0 comentários:

Postar um comentário

O que você achou desse post?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...