Início Papo Sério Nenem da Semana Comida de Nenem Look Nenem Sobre Mim
0

Intimidade: cada um tem a sua!

Passear pelado pela sala, soltar um pum em família, tomar banho de porta aberta... tem certo e errado? O que você deve saber para que todos fiquem confortáveis com as regras da casa

Diga a verdade: quando seu filho era só um pequeno bebê de colo, você e todos a sua volta achavam uma graça quando ele arrotava depois da mamada. É inclusive uma recomendação pediátrica: colocar o bebê para arrotar. E a grande maioria dos pais já achou engraçado algum “ataque” de gases ou de cocô que sofreu na hora de trocar uma fralda.
Mas, com o passar dos anos, todas essas coisas fisiológicas e que têm relação com o corpo vão virando um assunto a mais para se preocupar. Até que idade é inofensivo tomar banho na frente das crianças? E quando for ao banheiro, deve-se ou não fechar a porta? Dentro de casa, pode soltar pum e arrotar na frente dos outros? Como eles vão aprender que em outros lugares não é legal? Será que nem em casa pode? E como é mesmo que os gases se transformam de uma coisa graciosa para algo inaceitável?
Essas questões fazem parte de mais um daqueles temas na educação dos filhos em que não há certo ou errado. Cada família, cada cultura tem seu jeito e modo de agir. Na Arábia Saudita, por exemplo, arrotar após as refeições é um jeito de demonstrar que se gostou da comida. Já nas regras sociais do Brasil, essas manifestações, assim como mostrar as partes íntimas do corpo, são consideradas aceitáveis apenas na privacidade, que nem sempre é dividida com os outros. “Lidar com seu organismo na frente de outras pessoas da casa faz parte da construção da intimidade, que tem diversos âmbitos. Há a afetiva, a intelectual e a física, que envolve tudo isso. E existe quem tenha uma intimidade física muito grande, mas não a afetiva, e vice-versa. Por isso que não tem como dizermos o que é melhor ou pior”, explica o psiquiatra Alexandre Saadeh, do Pro-Sex (Projeto Sexualidade) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo.
Por conta dessa discussão ser tão particular e deixar muita gente sem jeito, nada mais normal que você tenha muitas dúvidas sobre como agir com seus filhos. E vale falar que, mesmo entre os especialistas, há opiniões diferentes: eles, como todos nós, levam em conta a educação que receberam dos pais e as regras que estabeleceram em suas casas!
Isso significa que não, nós não vamos dizer aqui nestas páginas algo como “pode” ou “não pode” para as questões do começo da reportagem. A decisão vai caber a você e a seu companheiro, ou companheira, levando em conta o que deixa todos à vontade e confortáveis dentro de casa. Mas existem outras perguntas que têm respostas, sim. E essas podem ajudá-lo a saber se a maneira como vocês estão agindo traz algum prejuízo para a educação e para a saúde dos filhos.
Cada casa de um jeito
Para as famílias que preferem ser mais reservadas, por exemplo, como é o caso de Luciana Proença Viotti, 39 anos, é importante esclarecer que segurar os gases, seja um pum ou um arroto, não faz mal nenhum ao organismo. Luciana tem quatro filhos: Izabella, 17, Gabriela, 14, João Henrique, 10, e Gustavo, 1 ano e meio, e sempre ensinou a todos que eles deveriam segurar os gases e fechar a porta para ir ao banheiro. “Na hora a criança pode sentir um pouco de desconforto, mas ele passa rápido e não causa problema algum”, explica o pediatra Alessandro Danesi, do Hospital Sírio-Libanês (SP). Ele explica que, a partir de 4 anos, a criança já consegue compreender o que está fazendo e pode aprender a segurar qualquer uma de suas necessidades por mais tempo, sejam elas o xixi ou o cocô ou gases intestinais e estomacais.
Luciana conta que os filhos mais velhos nunca tiveram problemas em seguir as regras, mas que agora está passando por uma nova etapa com João Henrique. “Ele é menino e desde que fez 9 anos entrou na fase em que não gosta de tomar banho, acha engraçado soltar um pum ou arrotar na frente dos outros, essa rebeldia de quem está quase adolescente. Ou seja: cá estou eu repetindo tudo de novo...”, fala com bom humor.


0 comentários:

Postar um comentário

O que você achou desse post?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...