Início Papo Sério Nenem da Semana Comida de Nenem Look Nenem Sobre Mim
0

Falando sério!


Oi pessoas!
O post de hoje é para fazer um alerta aos pais. Além da campanha maciça em todo Brasil contra o vírus H1N1 (tem um post abaixo com o calendário de vacinação), as autoridades em saúde estão em alerta também para o aumento dos casos de dengue.

Essa semana uma menina de apenas 10 anos morreu vítima de dengue hemorrágica, no município de Rio Largo, aqui em Alagoas. Pelo que se apurou até agora, ela teria sido vítima de erro médico. A demora no diagnóstico da doença pode ter levado a pequena Vitória à morte.

Bom, esse post de hoje é para alertar os pais sobre um teste simples, que pode evitar um desfecho trágico como esse para os casos de dengue hemorrágica. Pouca gente sabe, mas os sintomas da dengue hemorrágica e o da dengue clássica são idênticos nos quatro primeiros dias. Por isso, quanto antes identificada a forma mais grave da doença, maiores serão as chances de cura.



Se houver suspeita de dengue, a confirmação é feita através de um hemograma. Além dele, o Ministério da Saúde recomenda que seja deita a Prova ou Teste do Laço. O problema é que muitos médicos não cumprem a determinação do governo federal que obriga a realização do exame. Resultado: aumento no número de óbitos provocados pela dengue.

Nós podemos exigir que esse exame seja feito! A Prova do Laço demora cerca de um minuto para que o médico, com auxilio de uma régua convencional, possa fazer um quadrado com 2,5 cm X 2,5 cm na pele do paciente. É feita uma marcação no corpo do paciente (geralmente no antebraço) onde são detectados pequenos pontinhos avermelhados na pele que confirmam ou não o resultado da Prova do Laço. Se o paciente apresentar 20 ou mais pontinhos avermelhados na pele, no caso dos pacientes adultos, e mais de 10 na pela das crianças, as chances de ser um quadro de dengue hemorrágica são grandes. É um passo para que se possa dar início a uma investigação mais apurada.

Esse é o tipo de informação que pode fazer toda diferença. Pesquisem sobre o assunto! Repassem as informações! Vamos trocar idéias!

Bjocas

0 comentários:

Postar um comentário

O que você achou desse post?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...